Teoria de Controle

A Teoria de Controle tem contribuido de maneira fundamental para o progresso tecnológico em diversas áreas, nas últimas décadas. Ela tem tido um grande impacto mesmo em áreas tais como biologia e economia. A teoria clássica (sistemas de controle automático) tem sido amplamente utilizada na sociedade moderna, desde simples aplicações, como no controle de temperatura de refrigeradores, até em sistemas altamente sofisticados, como em aviões e satélites. Vale salientar, como um marco em aplicação tecnológica, que a Teoria de Controle foi fundamental no sucesso do projeto Apollo, no desenvolvimento dos jatos F-16, e mais recentemente no continuado sucesso do ônibus espacial americano e outros programas espaciais.

Um projeto de pesquisa sobre controle de sistemas dinâmicos incertos vem sendo desenvolvido por M. D. Fragoso, C. E. de Souza, O. L. V. Costa, J. C. Geromel, J. B. R. Do Val.

Esse tema de pesquisa trata do problema de estabelecer critérios de estabilidade, assim como desenvolver estratégias relevantes de controle e filtragem , para sistemas dinâmicos sujeitos a incertezas. O projeto contempla também a implementação de algorítmos e aplicações. Além dos distúrbios aditivos usuais, e incertezas paramétricas, nesse projeto de pesquisa estaremos particularmente interessados na classe dos sistemas dinâmicos que estão também sujeitos a incertezas (mudanças) nas suas estruturas como conseqüência de fenômenos abruptos. Essas incertezas serão caracterizadas no modelo através de uma cadeia de Markov (contínua ou discreta). Esses sistemas são também conhecidos na literatura como Sistemas com Saltos Markovianos (SSM) e constitui uma classe importante de Sistemas Híbridos. Os SSM são vistos por diversos pesquisadores como uma verdadeira alternativa para se atingir comportamentos tolerantes a falhas em sistemas de controle, e como conseqüência altamente relevante, para a área de Teoria de Controle (faz parte do que se denomina na literatura especializada como "safety-critical and high-integrity systems").

Embora várias metodologias tenham sido desenvolvidas recentemente na teoria de controle, as abordagem conhecidas como Controle Estocástico e Controle Robusto são certamente aquelas mais promissoras e que se destacam no tratamento do problema de controle de sistemas dinâmicos sujeitos a incertezas, e serão as abordagens de interesse principais nesse projeto.