Cooperação com América Latina

O fortalecimento de C&T em diferentes países em desenvolvimento deve ser uma responsabilidade regional e global compartilhada por aqueles cientificamente relativamente mais desenvolvidos, como é o caso do Brasil. De fato, esta é uma política oficial do governo brasileiro e o IM-AGIMB tem contribuido para implementá-la na área de matemática, especialmente com respeito à América Latina. Com os países da região relativamenate mais avançados, projetos tem sido desenvolvidos em conferências organizadas conjuntamente por brasileiros e colegas de países vizinhos. Também nesses casos, missões tutoriais mais avançadas tem sido organizadas para que matemáticos brasileiros possam dar cursos no exterior em tópicos de pesquisa. No que diz respeito a outros países, missões turoriais introdutorias tem tido lugar, consistindo de cursos dados por pesquisadores brasileiros para alunos de graduação e aqueles de melhor desempenho são estimulados a fazer a pós-graduação no Brasil em instituições nacionais.

O IM-AGIMB tem atuado de forma importante na expansão da colaboração científica do Brasil com matemáticos de diversos países da América Latina: Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Como previsto no projeto do IM-AGIMB, dois tipos de ação foram executadas para contribuir substancialmente à expansão e consolidação da Cooperação da Matemática Brasileira com os países vizinhos.

- Missões tutoriais, a nível introdutório, dirigidas a jovens alunos de graduação dos países da Região e missões tutoriais de nível avançado, dirigidos a alunos de final de graduação e pós-graduação e pesquisadores.
- Visitas de pesquisadores latino-americanos ao Brasil para colaborar com pesquisadores nacionais em projetos e tópicos de pesquisa e participar em congressos/workshops e programas de pós-doutorado nacionais.

As diversas ações estão descritas abaixo.

Missões Tutoriais Introdutórias:

  • Visita de Sergio Xavier Mendonça a Bolivia para apresentar um curso introdutório de Geometria Diferencial, no período de 31/06-31/07/2002.
  • Vinda de estudantes Bolivianos para a Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, selecionados em cursos tutoriais ministrados na Bolivia por Abramo Hefez e Sergio Xavier Mendonça, no período de 6/01-28/02/2003.
  • Participação de Abramo Hefez no Congresso da Sociedade Boliviana de Matemática - 25-29/08/2003. A visita teve por objetivo organizar com eles as atividades conjuntas para o próximo ano. Na ocasião proferi uma conferencia com o título: "As Equações Diofantinas de Fermat a Wiles".
  • Missão tutorial de Rafael Ruggiero a Venezuela para oferecer o mini-curso "Fluxos Geodésicos en Superfícies", dentro da XVI Escola Venezuelana de Matemática, que teve lugar em Merida, de 7-13/09/2003.
  • Outra atividade compartilhada da UFF com o IM-AGIMB foi a vinda de 15 alunos latino-americanos para participarem do programa de verão de 2004 da UFF. Foram cinco alunos bolivianos, seis alunos do Chile, dois colombianos e dois peruanos.
  • Foi organizada uma Escola pelo IM-AGIMB e a União Matemática da América Latina e Caribe - UMALCA, no período de 31/05-12/06/2004, em Cochabamba para jovens alunos em final de graduação da Bolivia e países vizinhos. Os cursos oferecidos versaram sobre Teoria de Números, por Carlos Moreira, Sistemas Dinâmicos, por Bernardp San Martin e Probabilidade em Economia Matemática, por Luciano Irineu, com participação efetiva de 25 estudantes, embora um número substancialmente maior tenha assistido as aulas.

Missões Tutoriais Avançadas:

  • Visita de Paulo Cezar P. Carvalho, Benar Svaiter, Claudia Sagastizabal, Luiz Velho, Mikhail Solodov ao IMCA para ministrar cursos avançados de Otimização e Computação Gráfica no IMCA, Lima, no período de 6-17/10/2003.
  • Visita de Hossein Movasati ao IMCA para ministrar curso de Sistemas Dinâmicos, no periodo de 9-25/04/2003.

Visitas Científicas:

  • Visita de Gonzalo Contreras, CIMAT, Guanajuato, México, no período de 1-30/10/2003 à Universidade Federal do Rio Grande do Sul para trabalhar com Artur Lopes e interagir com estudantes de doutorado. Visitou logo a seguir a Universidade Federal de Minas Gerais, onde interagiu com, Mario Jorge Dias Carneiro, Sonia Pinto e Silvie Ollifson. Em ambas as visitas, desenvolveram trabalhos de pesquisa em Mecânica, sobre a teoria proposta por Mather. No primeiro caso, também esteve envolvido Ruy Exel da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Visita ao Impa de Wilfredo Sosa, no período de 10/03-10/04/2003, para coloborar com o grupo de Otimização do IMPA (dois artigos recentes em colaboração com Alfredo Iusem: Sosa, Wilfredo: "Iterative algorithms for equilibrium problems". Optimization 52 (2003), no. 3, 301-316 e Sosa, Wilfredo: New existence results for equilibrium problems". Nonlinear Anal. 52 (2003), no. 2, 621-635) e com o grupo de Otimização do LNCC (um artigo recente em colaboração com Fernanda Raupp: A new approach to a multicriteria optimization problem. Numer. Algorithms 35 (2004), no. 2-4, 233-247)
  • Visita ao IMPA de Percy Fernandes no período de 4/01-4/03/2003, dentro do Programa de Pós-Doutorado de Verão do IMPA, para trabalhar sob o tema folheações com grupo de automorfismo finito no espaço projetivo, com pesquisadores locais da área de dinâmica complexa.
  • Visita de Pedro Ubilla a UNICAMP, no perído de 1-18/06/2003 e de 15-30/11/2003 para trabalhar com os professores Djairo de Figueiredo (UNICAMP), Jean Pierre Gossez (Université Libre de Bruxelles), Joao Marcos Bezerra do O (UFPB) e alunos de doutorado. Essa visita possibilitou a continuação e conclusão de trabalhos de pesquisa. Essa colaboração envolve também Sebastian Lorca da Universidade de Tarapacá em Arica-Chile, Olimpio Miyagaki da UFV e Marco Aurélio Souto da UFCG. Dentro dessa colaboração, Djairo Figueiredo foi convidado ao XIV Congreso de Matemática Capricornio COMCA 2004, realizado na Universidad de Tarapacá, 4-7/08/2004, para proferir a Conferência Inaugural e ministrar um curso.
  • Visita de Juan Tirao, da Univ. Nac. de Cordoba ao IMPA, no período de julho de 2003, para de intensificar o intercâmbio e colaboração científica com a Universidad Nacional de Cordoba (Argentina). Tirao vem trabalhando ativamente na área de Algebras de Lie e sua relações com Análise, tendo recentemente escrito dois trabalhos com Alberto Grunbaum (publicados em J. Func. Analysis e Internat. J. Math). Durante o período proposto de visita de Juan Tirao, contamos também com a presença de Alberto Grunbaum e J.J. Duistermaat. Eles interagiram também com Jorge Zubelli.
  • Visita de Alicia Dickenstein ao USP-S.Carlos, no período de 2-20/02/2004 para proferir o minicurso "Discriminants, resultants and multidimensional discriminants" e uma conferência no encontro organizado por A.Hefez, na Universidade Federal Fluminense.
  • Visitas de Mario Wschebor, Ricardo Fraiman e Ernesto Mordecki do Uruguai, para trabalhar com Pablo Ferrari e outros de probabilistas do IME/USP dentro do programa "Redes, árvores, complexidade e matrizes estocástica", nos períodos de 19-23/10/2003, 1-4/12/2003 e 26-30/01/2004, respectivamente.
  • Visita de Roberto Markarian ao IMPA no período de 15-30/11/2003, para trabalhar sobre "ergodicidade em bilhares com perturbações estocásticas" com Vladas Sidoravicius. O trabalho está em conclusão.

Participação em Eventos Nacionais:

  • Participação de matemáticos da América Latina no Programa de Pós-Doutorado de Verão do IMPA, em de janeiro e fevereiro de 2003.
  • Participação de quatro pesquisadores da América Latina no Congresso Complex Analytic Methods in Dynamical Systems, que teve lugar no IMPA no período de 25-29/08/2003.
  • Participação de pesquisadores e alunos uruguaios no XXIX Conference on Stochastic Processes and their Applications - VII Brazilian School on Probability, Angra dos Reis, de 3-9/08/2003.
  • Houve ainda intensa participação de pesquisadores da América Latina nos diversos eventos científicos promovidos pelo IM-AGIMB nas áreas do conhecimento que compõe o Instituto, conforme os respectivos relatórios.