Problemas e Justificativas

Um dos grandes desafios do Brasil atualmente, é aprimorar o modelo de desenvolvimento econômico que foi constituído ao longo das últimas décadas e que colocou o País numa posição de destaque face aos países em desenvolvimento, possivelmente ao lado da China e da Índia.

Neste processo de aprimoramento, a ciência e tecnologia ganham importância especial na consolidação de uma economia moderna e de sua inserção no mundo globalizado, objetivando sempre a construção e o fortalecimento de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Reconhece-se hoje que o desempenho de uma economia competitiva e integrada no cenário internacional depende da capacidade de utilização das bases existentes de conhecimento científico e tecnológico, entre as quais as de Matemática e Computação. De fato, o extraordinário progresso científico e tecnológico das últimas décadas só foi possível com o avanço da Matemática e da Computação Científica.

Novas avenidas estão sendo abertas pelo avanço das ciências naturais e sociais, requerendo uma forte interação com a Matemática e Computação. Os novos campos de pesquisa interdisciplinar serão a característica mais importante do século XXI.

Citando a biologista Rita Colwell, atual Presidente da National Science Foundation em pronunciamento recente "I cannot stress too strongly how vital mathematics is to keeping our R&D enterprise strong. Nurturing the discipline of mathematics itself is the foundation of this broader role. We see mathematics as fundamental for progress in science and engineering". Ainda: "As our world and economy change more quickly than ever, lifelong learning becomes a survival skill. Mathematical literacy will become an even more vital ingredient in this scenario".

Neste sentido salienta-se também que a UNESCO declarou 2000 como Ano Internacional da Matemática.

De fato, a demanda por matemáticos competentes nos vários ramos dessa disciplina incluindo computação e matemática aplicada, tem se manifestado mundialmente nestas diversas frentes de forma muito expressiva, particularmente no Brasil e na região.

  • Assim, torna-se premente o desenvolvimento ainda mais expressivo da Matemática Fundamental e Computacional, base de seu progresso e aplicações presentes e futuras. Também é essencial fomentar vigorosamente sua integração com outras áreas da Ciência, forjando novos limiares do conhecimento, em benefício da sociedade como um todo, por exemplo no que tange ao clima e previsão do tempo, aplicações à medicina e biologia, por exemplo por meio da tomografia e reconstituição de imagens, circulação sangüínea e modelagem matemática e computacional de fenômenos da natureza, como dinâmica de populações e aplicações à ecologia. Salientam-se ainda no projeto, a física-matemática, como o estudo de transição de fases e a lingüística.

  • Também de primeira importância, é a integração dos matemáticos com o setor produtivo, por exemplo por meio de estudos e propostas de modelos para a prospecção e extração de petróleo, finanças e otimização de distribuição de energia elétrica.

Algumas destas linhas de trabalho já estão em pleno desenvolvimento, tanto no que diz respeito à inter-disciplinaridade, como as questões de clima e aplicações à medicina, quanto, à integração com o setor produtivo, como é o caso de projetos em petróleo e energia elétrica.

  • Quanto à formação de novos pesquisadores/doutores e o estímulo e interação científica com jovens em estágios de pós-doutorado, uma das prioridades do projeto, a capacidade dos principais responsáveis pelo mesmo, é também de comprovada excelência, a par de grande entusiasmo e larga experiência. Um dos objetivos centrais é expandir consideravelmente o número de jovens pesquisadores em linhas de pesquisa interdisciplinares e de aplicações ao setor produtivo, inclusive finanças e outras áreas da economia.

Em todos estes aspectos a cooperação internacional já existente e prevista é extraordinária, como indica a presença dentre os participantes de quatro detentores da Medalha Fields, dentre outros renomados cientistas e centros de pesquisa.

  • O Instituto deverá dar ainda relevante contribuição à melhoria do ensino em Matemática em todos os níveis desde o secundário até à pós-graduação. Já há bastante experiência nesta direção por participantes do Instituto, desde o aperfeiçoamento de professores do secundário, passando pelo ensino universitário. Neste sentido o apoio formalizado pela Rede Nacional de Pesquisas - RNP ao Instituto proposto dará abrangência nacional às atividades, tanto de ensino à distância quanto de intercâmbio científico por meio de vídeo-conferências.

  • Outro aspecto fundamental será o apoio aos centros emergentes de pós-graduação e pesquisa, com os das Univ. da Amazônia, Paraíba, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás e Paraná.

  • Concomitantemente, o intercâmbio com outros centros da América Latina, nos moldes de Institutos do Milênio será certamente muito amplo e profícuo, dada a intensa colaboração científica já existente entre os pesquisadores do Instituto proposto e as mais ativas comunidades científicas da região, como as da Argentina, Chile, Perú, México, Venezuela e Uruguai.

  • O Instituto enfatiza ainda a difusão da matemática entre os jovens de 10 a 17 anos e a busca de talentos, por exemplo, por meio das bem estruturadas Olimpíadas Brasileiras de Matemática em nível nacional e regional.

As contribuições potenciais e econômicas do projeto são expressivas, envolvendo aplicações a setores vitais para o país desde as pesquisas básicas, a integração com outras áreas do conhecimento, as aplicações e modelagens matemáticas computacionais, até o ensino em vários níveis, a difusão e a busca de talentos. A abrangência geopolítica também é clara, pois há atividades previstas para serem desenvolvidas em todo os países, inclusive regiões mais necessitadas.

  • Em termos da região latino-americana, o Instituto contribuirá para uma presença importante do país no estímulo e realização de pesquisas científicas e aplicações, bem como na formação de recursos humanos de alta competência.

  • Quanto ao interesse que pode ter o projeto para a sociedade, salienta-se que o ensino e formação de pessoal cientificamente competente em matemática tem interesse básico e abrangente. Também quanto às aplicações às questões de clima e previsão de tempo, à medicina e potencialmente à ecologia, neste último caso pela utilização de métodos de sistemas dinâmicos/equações diferenciais em que o Brasil tem destaque mundial.

Do ponto de vista econômico, além dos itens anteriores, é relevante a contribuição que o Instituto pode trazer às questões de exploração de petróleo, bem como às questões de economia e finanças, que são importantes para o mercado.

Finalmente, não tratar de uma forma ou de outra das questões centrais do projeto do Instituto, seria retardar em várias frentes expostas acima o progresso sócio-econômico do país.