Recursos Humanos

Os nomes dos pesquisadores participantes, suas linhas de pesquisa e contribuições esperadas são indicados no item 2 desta proposta. Eles representam a maior parte do que se faz de melhor em matemática, aplicações e modelagem computacional no Brasil e, em grande medida, na região.

Um aspecto fundamental da atividade do instituto será a formação de jovens pesquisadores de alto nível, doutores e pós-docs. Já existem programas de pós-graduação muito bem sucedidos em várias das instituições participantes. Além de aumentar estes programas e estimular a criação de novos em outras instituições, para aumentar o número de pesquisadores formados por ano, o instituto também procurará alargar o espectro científico destes programas especialmente na direção das aplicações da matemática que lhe dizem respeito mais diretamente: petróleo, clima, energia, economia, otimização.

Como exemplos de novas iniciativas mencionamos os novos programas de mestrado em Matemática Financeira do IMPA e da USP, bem como o programa de doutorado que está sendo criado no LNCC, focalizando Matemática Aplicada e Computacional. As principais linhas de pesquisa relacionadas tratam de modelagem de sistemas biológicos e bioinformática, modelagem de eco-sistemas e engenharia do petróleo.

O instituto enfatizara também a colaboração com centros e núcleos de pesquisa na América Latina tais como no Uruguai (U. Montevideo), Argentina (U Buenos Aires, U Cordoba), Chile (Centro de Modelamiento Matematico, U Chile, U Santiago), Venezuela (IVIC, U Simon Bolivar e outros), Mexico (U N Autonoma de Mexico, CIMAT - Guanajuato).

Os participantes estrangeiros deste Instituto do Milênio são de altíssimo nível científico, incluindo 5 detentores da Medalha Fields.