Ensino, Popularização e Olimpíadas

Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
Um Novo Modelo

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio é uma realização do Instituto do Milênio, levada a efeito com a participação do IMPA e da RNP. Esse programa teve início em 2002 e vem ocorrendo duas vezes por ano, em janeiro e julho, períodos que correspondem às férias escolares, a fim de permitir o comparecimento dos professores-alunos. As primeiras atividades, iniciadas em janeiro de 2002, abrangeram 6 estados da federação. Pouco a pouco, fomos expandindo as participações. A sexta etapa do programa, que aconteceu na última semana de julho de 2004, movimentou 20 estados, alguns dos quais com mais de uma cidade. A atendência foi superior a 1400 professores desses estados. O interesse demonstrado pelos participantes é muito grande, tendo havido um número crescente dos mesmos a cada evento, totalizando-se cerca de 5000 professores desde o início dessa excelente iniciativa. Para a próxima etapa, prevista para o final de janeiro de 2005, espera-se aumentar para 25 o número de estados incluídosno programa. A metodologia empregada é basicamente a seguinte: cada etapa do programa dura uma semana, com atividades diárias durante oito horas, perfazendo assim 40 horas de trabalho ao todo. A equipe de professores é formada por Elon Lages Lima (coordenador), Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto César Morgado.
Relatório IM-AGIMB I    Sumário    Relatório IM-AGIMB II

  • Fase 1 - 28 de Janeiro-1 de Fevereiro, 2002
  • Fase 2 - 29 de Julho-2 de Agosto, 2002
  • Fase 1 - 27-31 de Janeiro 31, 2003
  • Fase 2 - 21-25 de Julho, 2003


Difusão e Ensino da Matemática


IX Seminário do IASI de Estatística Aplicada

Estatística iterativa para compreensão (em espanhol)
Martha Bilotti Aliaga (Universidade de Michigan)
Sobre estatística no Ensino Médio


Olimpíadas

Atualmente, Olimpíadas de matemática tem sido realizadas em 85 países e elas ocorrem em escalas nacional, regional e internacional. Se estruturadas de maneira apropriada, as Olimpíadas podem servir como um dos mais importantes instrumentos para a difusão da Ciência junto a jovens estudantes. Elas representam um relevante veículo para o aperfeiçoamento dos professores de ciências e muito contribuem para a descoberta de jovens talentos. Para atingir essas três metas, as Olimpíadas devem ser eventos de larga escala em cada país em vários níveis do ensino e em três diferentes etapas em cada um destes níveis. A primeira etapa deve ser bastante atraentes e não muito difíceis para os estudantes e seus professores, com muitos ganhadores e prêmios. A segunda etapa é reservada àqueles que se sobressairam na primeira fase. Finalmente a terceira etapa determina os melhores talentos os quais participam das competições internacionais e recebem bolsas para aprofundar seus conhecimentos científicos. Esta é precisamente a estrutura das Olimpíadas Brasileiras de Matemática promovidas pela Sociedade Brasileira de Matemática e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O IM-AGIMB tem sido um novo parceiro desta importante atividade com dois objetivos: promover Olimpíadas regionais ou estaduais no Brail e expandir a participação brasileira nas Olimpíadas Internacionais, especialmente na Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários - IMC. A contribuição do IM-AGIMB resultou na participação de mais de 130.000 estudantes das Olimpíadas Regionais em diferentes estados do Brasil, assim como a excelente performance nas Competições Internacionais de Matemática para Estudantes Universitários, inclusive a obtenção de uma medalha de ouro.      Relatório IM-AGIMB I    Sumário    Relatório IM-AGIMB II