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Ensino, Popularização e Olimpíadas
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio
- Via Video-Conferência
Um Novo Modelo
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática
do Ensino Médio é uma realização do Instituto do Milênio, levada a efeito
com a participação do IMPA e da RNP. Esse programa teve início em 2002
e vem ocorrendo duas vezes por ano, em janeiro e julho, períodos que correspondem
às férias escolares, a fim de permitir o comparecimento dos professores-alunos.
As primeiras atividades, iniciadas em janeiro de 2002, abrangeram 6 estados
da federação. Pouco a pouco, fomos expandindo as participações. A sexta
etapa do programa, que aconteceu na última semana de julho de 2004, movimentou
20 estados, alguns dos quais com mais de uma cidade. A atendência foi
superior a 1400 professores desses estados. O interesse demonstrado pelos
participantes é muito grande, tendo havido um número crescente dos mesmos
a cada evento, totalizando-se cerca de 5000 professores desde o início
dessa excelente iniciativa. Para a próxima etapa, prevista para o final
de janeiro de 2005, espera-se aumentar para 25 o número de estados incluídosno
programa. A metodologia empregada é basicamente a seguinte: cada etapa
do programa dura uma semana, com atividades diárias durante oito horas,
perfazendo assim 40 horas de trabalho ao todo. A equipe de professores
é formada por Elon Lages Lima (coordenador), Paulo Cezar P. Carvalho,
Eduardo Wagner e Augusto César Morgado.
Relatório IM-AGIMB I Sumário Relatório IM-AGIMB II
- Fase 1 - 28 de Janeiro-1 de Fevereiro, 2002
- Fase 2 - 29 de Julho-2 de Agosto, 2002
- Fase 1 - 27-31 de Janeiro 31, 2003
- Fase 2 - 21-25 de Julho, 2003
- Fase 1 - 26-30 de Janeiro, 2004
- Fase 2 - 26-30 de Julho, 2004
- Curso de Aperfeiçoamento para
Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 26-30 de Janeiro, 2004.
- Curso de Aperfeiçoamento para
Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 26-30 de Julho, 2004.
-
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 24-28 de Janeiro, 2005.
Fase 1 - 24-28 de Janeiro, 2005
-
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 18-22 de Julho, 2005.
Fase 2 - 18-22 de Julho, 2005
-
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 23-27 de Janeiro, 2006.
Fase 1 - 23-27 de Janeiro, 2006
-
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio - Via Video-Conferência
IMPA, Rio de Janeiro - 24-28 de Julho, 2006.
Fase 2 - 24-28 de Julho, 2006
Difusão e Ensino da Matemática
IX Seminário do IASI
de Estatística Aplicada
Estatística iterativa para compreensão (em espanhol)
Martha Bilotti Aliaga (Universidade de Michigan)
Sobre estatística no Ensino Médio
Olimpíadas
Atualmente, Olimpíadas de matemática tem sido realizadas
em 85 países e elas ocorrem em escalas nacional, regional e internacional.
Se estruturadas de maneira apropriada, as Olimpíadas podem servir como
um dos mais importantes instrumentos para a difusão da Ciência junto a
jovens estudantes. Elas representam um relevante veículo para o aperfeiçoamento
dos professores de ciências e muito contribuem para a descoberta de jovens
talentos. Para atingir essas três metas, as Olimpíadas devem ser eventos
de larga escala em cada país em vários níveis do ensino e em três diferentes
etapas em cada um destes níveis. A primeira etapa deve ser bastante atraentes
e não muito difíceis para os estudantes e seus professores, com muitos
ganhadores e prêmios. A segunda etapa é reservada àqueles que se sobressairam
na primeira fase. Finalmente a terceira etapa determina os melhores talentos
os quais participam das competições internacionais e recebem bolsas para
aprofundar seus conhecimentos científicos. Esta é precisamente a estrutura
das Olimpíadas Brasileiras de Matemática promovidas pela Sociedade Brasileira
de Matemática e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
- CNPq. O IM-AGIMB tem sido um novo parceiro desta importante atividade
com dois objetivos: promover Olimpíadas regionais ou estaduais no Brail
e expandir a participação brasileira nas Olimpíadas Internacionais, especialmente
na Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários
- IMC. A contribuição do IM-AGIMB resultou na participação de mais de
130.000 estudantes das Olimpíadas Regionais em diferentes estados do Brasil,
assim como a excelente performance nas Competições Internacionais de Matemática
para Estudantes Universitários, inclusive a obtenção de uma medalha de
ouro. Relatório IM-AGIMB I Sumário Relatório IM-AGIMB II
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