Caros Colegas,

É com grande satisfação que apresentamos as atividades do Instituto do Milênio, Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira - IM/AGIMB, que vem tendo lugar nos últimos anos, desde janeiro de 2002. Com este Instituto cremos estar dando uma contribuição significativa a matemática em termos nacionais, com implicações regionais, contribuindo também ao fortalecimento desta área na América Latina.

O Instituto do Milênio agrega em um projeto coerente muitos dos mais ativos grupos de pesquisa de boa parte das principais instituições brasileiras, incluindo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - CPTEC - INPE, Instituto de Matemática e Estatística - IME e Instituto de Astronomia e Geofísica - IAG da Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Instituto de Matemática, Instituto de Biofísica e COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Universidade de Brasília - UnB, Universidade Federal de São Carlos - IME/UNICAMP, Universidade Federal Fluminense - UFF, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Universidade Estadual de São Paulo, São Carlos - USP/São Carlos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Universidade Federal de Pernambuco - UFPe e Universidade Federal do Ceará - UFCe.

As atividades focalizam, sobretudo, uma intensa colaboração dos grupos de pesquisa, com o apoio de suas instituições. O Projeto marca uma nova etapa do desenvolvimento da Matemática Brasileira como um todo, em novas bases, com ênfase na pesquisa fundamental, ao mesmo tempo que mais abrangentes no que tange às aplicações e interações com outras áreas da ciência e o setor produtivo. Também propõe-se, uma atuação mais vigorosa em prol do ensino e divulgação da matemática em todos os níveis, e na busca de novos talentos.

Na ponta das aplicações estão as áreas de Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, Clima e Previsão de Tempo, Petróleo, Economia Matemática e Finanças e Otimização/Energia Elétrica, com previsíveis impactos tecnológicos e no meio ambiente. De particular interesse social tem sido a contribuição do Instituto à melhoria do ensino da Matemática. Outro importante objetivo é dar apoio à consolidação da pesquisa e ensino de qualidade matemática em centros em desenvolvimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, tais como a Universidade Federal da Amazonas, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Piauí e o Centro Virtual em Desenvolvimento formado pelas Universidades Federais de Viçosa, Ouro Preto, São João del Rei e Uberlândia e, além disso, a Universidade Federal do Paraná. Estão em curso também atividades de cooperação com a América Latina, objetivando contribuir para o fortalecimento da área na região.

A figura que se segue da uma visão global das áreas de atuação do Instituto.

Logo

As atividades do Instituto são propostas ao Comitê Gestor, que é responsável pela aprovação e implementação das mesmas, auxiliado pelos representantes das áreas indicadas na figura, dentro das ações e diretrizes descritas a seguir.

 

Ítens de financiamento:

  • Projetos conjuntos de pesquisa
  • Intercâmbio de cientistas nacionais. Intercâmbio de cientistas com a América Latina. Vinda de cientistas estrangeiros de fora da América Latina.
  • Realização de eventos científicos
  • Apoio aos Centros em Desenvolvimento, através de bolsas de Iniciação Científica, equipamentos, bens de consumo, diárias e passagens
  • Bolsas de Pós-Doutorado dentro das atividades de pesquisa e aplicações previstas no Projeto

 

Procedimentos:

  • Envio da proposta, através de e-mail (milenio@impa.br), em formato pdf ou postscript, com antecedência mínima de 60 dias. Toda proposta deverá conter informações relevantes tais como atividades previstas, orçamento, cronograma e um breve currículo dos principais participantes.

  • Aguardo da notificação de encaminhamento ao Comitê Gestor e seu posterior julgamento.

  • Solicitação e prestação de contas conforme documentos específicos no "link" Apoio a Eventos/Prestação de Contas.

  • Relatório Científico ao final da atividade.

Muito obrigado por sua cooperação e entusiasmo que nos levaram a alcançar e mesmo ultrapassar as metas estabelecidas para o nosso Instituto Virtual de Excelência.

Abraços,

Jacob Palis