Estado da Arte

A matemática brasileira desfruta de sólido prestígio internacional, figurando por exemplo no Grupo III dos membros da União Internacional de Matemática, ao lado da Austrália, Bélgica, China, Hungria, Holanda, India, Polônia e Espanha, o que serve como um indicador do nível de sua pesquisa e atividades científicas.

É necessário, no entanto, que ela atenda a novas demandas de associar-se a outras áreas do conhecimento e ao setor produtivo e dar contribuição ainda mais vigorosa ao ensino, em todos os níveis, à difusão e busca de talentos. Com esta visão de objetivos, o presente projeto tem que mobilizar e integrar os mais competentes grupos de matemáticos para que se atinja nos próximos 3 a 4 anos um novo patamar em que, por um lado, a atividade de pesquisa seja mais abrangente em seu escopo, mantendo-se a exigência de alta qualidade, e por outro, que ela envolva um número maior de participantes, em escala nacional e regional.

Assim, prevê-se um aumento substancial de resultados relevantes, tanto em sua parte básica como em aplicações e modelagem computacional. Também quanto à formação de pesquisadores e sua fixação em grupos existentes ou novos e elevada contribuição ao ensino também em escala nacional.

Lagosta

O diagrama acima descreve as relações entre as diferentes vertentes que compõe esta proposta. A seguir se detalha o contexto científico e tecnológico da proposta, incluindo alguns dos principais resultados já obtidos pelas equipes participantes, bem como os objetivos e resultados específicos almejados, nas diversas vertentes da proposta.

  1. Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos
  2. Computação Gráfica
  3. Otimização e Energia Elétrica
  4. Geometria Diferencial
  5. Algebra e Geometria Algébrica
  6. Finanças e Economia Matemática
  7. Controle
  8. Equações Diferenciais Parciais
  9. Álgebra de Operadores e Análise Harmônica
  10. Combinatória e Algoritmos
  11. Petróleo
  12. Previsão de Tempo e Clima
  13. Sistemas Dinâmicos
  14. Probabilidade
  15. Topologia e Singularidades
  16. Ensino da Matemática e Olimpíadas
  17. Cooperação com América Latina