Modelo de Gestão, Formas de Interação e Compromisso das Instituições Participantes do Projeto

A proposta congrega num projeto coerente grupos de pesquisa muito ativos da maioria das principais instituições brasileiras, incluindo o IMPA, LNCC, INPE-CPTEC, UNICAMP, Instituto de Matemática e Instituto de Biofísica da UFRJ, UF São Carlos, UFMG, UFRGS, IME_USP, USP São Carlos, PUC-Rio, UFSC, UFPe, UFCe e UFF.

As contribuições de cada grupo para o projeto, bem como as suas interações e as principais atividades de intercâmbio internacional, são detalhadas no item 2 desta proposta.

Um objetivo fundamental é dar apoio efetivo à consolidação da pesquisa matemática e ensino de matemática de alta qualidade em centros emergentes, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, tais como a UF Amazonas, UF Pará, UF Paraíba, UF Alagoas, UF Bahia, UF Espírito Santo, UF Goiás e UF Paraná.

O Instituto será coordenado por um comitê gestor formado por seis a oito dos principais pesquisadores das diversas áreas de pesquisa. Este comitê será responsável pela atribuição dos recursos às diferentes atividades, bem como de estimular e coordenar a interação entre os diferentes grupos.