Ensino de Matemática e OlimpíadasO presente projeto propõe-se a intervir, de modo decisivo, na melhoria do ensino de matemática, em todos os níveis, e na formação de novos pesquisadores em matemática. Para tal, estabelece um plano de ação baseado nas seguintes componentes:
Equipe e InterlocutoresElon L. Lima, P. C. P. Carvalho e colaboradores
Convênio com a RNP (Rede Nacional de Pesquisas)Para que os processos de intercâmbio científico e formação de recursos humanos previstos no projeto tenham eficácia máxima é necessário utilizar apropriadamente os recursos de comunicação e conectividade proporcionados por redes de alto desempenho. Com esta finalidade, o Instituto do Milênio em Matemática estabeleceu uma parceria estratégica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Deste modo, o Instituto do Milênio poderá se valer da infra-estrutura de redes de comunicação à Internet que foi estabelecida a partir do projeto RNP2, que deu origem à constituição e implantação da rede acadêmica brasileira de alto desempenho, iniciada em 1997. A atual capacidade do novo backbone nacional (de até 155 Mbps) e sua interligação ao backbone da rede de universidades interligadas pela Internet2 norte-americana permitirá atingir os objetivos de disseminação de informação e colaboração nacional e internacional, inclusive com a utilização de recursos de vídeo-conferência e transmissão em broadcasting de áudio e vídeo. A conectividade com os demais países da América Latina é também contemplada, através do enlace de 45 Mbps entre o Rio de Janeiro e a Florida International University, onde se encontrarão, em um nó de rede de alta velocidade, todas as redes acadêmicas dos países do continente. Hoje, o Brasil e o Chile já integram esta iniciativa, denominada Americas Path (AmPath), estando em curso a interligação dos demais países da região.
Melhoria substancial da infra-estrutura de informação e divulgação científicaSerão utilizados, de modo pleno, os recursos de tecnologia da informação, em parceria com a RNP, para facilitar as atividades de colaboração científica e a divulgação a nível nacional e internacional dos resultados obtidos. Prevê-se a disponibilização dos materiais gerados em cursos, palestras e encontros de pesquisas realizados no IMPA e nas instituições parceiras. Será criada uma equipe que terá por função facilitar a produção de tais materiais, dando assistência aos pesquisadores e alunos para sua geração. É contemplada a produção de materiais em mídias diversas, incluindo material escrito (pré-prints, teses, transparências) e audio-visual (vídeos de palestras e mini-cursos). Palestras de especial interesse serão transmitidas em tempo real, para localidades selecionadas em todo o país, utilizando a estrutura da RNP.
Ampliação dos programas de pós-graduação em Matemática e suas aplicaçõesO ensino de pós-graduação em Matemática no Brasil forma um número insuficiente de mestres e doutores, especialmente levando em conta a demanda representada pelas novas áreas de aplicação. O projeto estimulará a criação de novos programas de pós-graduação, principalmente através do apoio a instituições emergentes e a oferta de programas que atraiam alunos de áreas correlatas, como explicitado no tópico a seguir.
Melhoria do ensino de matemática no nível universitárioO foco, aqui, está em oferecer atividades para alunos de graduação em matemática e em áreas de aplicação, com o intuito de melhorar sua formação, além de atraí-los e prepará-los para estudos mais avançados. Tais atividades ocorrerão, principalmente, nos meses de janeiro, fevereiro e julho, quando é maior a disponibilidade dos alunos para participarem. Exemplos de programas bem-sucedidos com estas características são os programas de verão do IMPA e do LNCC e o Colóquio Brasileiro de Matemática. A estratégia a ser empregada tem três pontos principais:
Formação de Professores do Ensino BásicoA formação de professores qualificados para o ensino básico é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade em geral e pelo ensino superior em particular. Na área de Matemática, onde as deficiências de formação são sabidamente muito sérias, este problema é ainda mais grave. Este projeto pretende apoiar a execução de programas nacionais de aperfeiçoamento de professores, tomando como ponto de partida programas bem-sucedidos a nível regional, como o conduzido por Elon Lages Lima e seus colaboradores. Serão oferecidos, nos meses de janeiro e julho, cursos para professores e alunos de licenciatura com participação presencial e à distância, com utilização de video-conferência e de recursos de Internet. Para tal serão implantadas, em parceria com a RNP, salas de aula à distância, em instituições parceiras de todo o Brasil, com a participação de equipes de professores universitários locais. Especial atenção será dada a participação de alunos de licenciatura em matemática, a fim de formar uma nova geração de professores mais qualificada e melhor conhecedora das aplicações contemporâneas da Matemática.
Olimpíadas de MatemáticaPretende-se explorar o potencial das competições matemáticas em despertar o interesse dos jovens pela Matemática, atraindo novos talentos e contribuindo para a percepção do seu caráter criativo e lúdico. Hoje, a Olimpíada Brasileira de Matemática atrai cerca de 200.000 alunos de mais de 4.000 escolas dos ensinos fundamental e médio. Nossa intenção é obter um aumento expressivo no número de participantes, de modo a se aproximar do que ocorre em outros países (por exemplo, a competição Kangourou, na França, reúne cerca de 500.000 estudantes de todos os níveis). Para tal, pretende-se dar maior apoio à realização de eventos de divulgação e competições regionais, incluindo palestras destinadas a alunos e seus professores.
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